MATSUNAGA, Priscila; IELPO, Rodrigo; PASCOLATI, Sonia (org.). Teatro e Ensino: dramaturgias e direitos humanos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. E-book (PDF). ISBN 978-65-5637-605-9.
Trazemos a público o terceiro volume da Coleção Caderno Temático – Teatro e Ensino, resultado das pesquisas do Grupo de Trabalho Dramaturgia e Teatro da ANPOLL, dessa vez em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS a fim de estreitar relações com a Educação Básica e ampliar a presença do texto dramático e de práticas teatrais em nossas salas de aula. Dentre os direitos humanos fundamentais, está o direito à arte. Todos os capítulos deste livro problematizam temas e aspectos intrínsecos à formação de pessoas para uma sociedade mais democrática, tolerante e igualitária. Pautar temas como a homossexualidade, o preconceito racial, o respeito à diversidade religiosa, o papel de resistência e transgressão da mulher nas sociedades, a importância do reconhecimento das necessidades básicas da infância (direito ao lúdico, ao jogo, à fantasia), dentre tantos outros aspectos que o leitor poderá localizar nos textos, é uma contribuição relevante para a discussão sobre direitos humanos e suas relações com dramaturgia e teatro.
Tags:Análise do Discurso, Antirracismo, Artes, Artes Cênicas, Campinas - SP, Constituição Federal, Direitos Fundamentais, Direitos Humanos, Dramaturgia, Educação I, Educação II, Estudos de Gênero, Formação de professores I, História do Teatro, Inclusão Social, LGBTQIA+, Minorias, Mulheres, Peça Teatral, Pontes Editores, Prática Pedagógica I, Prática Pedagógica II, Preconceito, Racismo, Religião, São Paulo, Teatro