Jornalismo, conhecimento e contexto

Numa época em que as informações circulam de forma intensa, acelerada e descentralizada, torna-se mais visível a importância dada por jornalistas e pesquisadores ao papel do jornalismo na contextualização dos acontecimentos. Embora o papel de contextualizar já apareça em estudos clássicos, é na virada para o século XXI, com todos os desafios e potencialidades trazidos pelas redes digitais, que a pesquisa em jornalismo parece voltar sua atenção para o contexto. Neste livro, a autora aprofunda a discussão sobre o significado teórico do contexto para o jornalismo e, com apoio da teoria da complexidade, propõe a inclusão dessa noção entre os conceitos estruturantes da área. Nessa perspectiva, ao contextualizar os acontecimentos, o jornalismo ganha força como forma de conhecimento social. “Se a teoria na prática é outra, então há algo errado na teoria.” Com esta constatação, feita há duas décadas, Adelmo Genro Filho nos desafiou a construir uma autêntica Teoria do Jornalismo. Mas, como na mesma época observou Nilson Lage, essa seria uma tarefa para mais de uma geração. A Série Jornalismo a Rigor é uma iniciativa da Editora Insular, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, que vem se somar a este esforço coletivo que já tem história no campo. Objetiva publicar reflexões acadêmicas de alto nível que contribuam para elevar o senso crítico e a qualidade da prática do Jornalismo como atividade intelectual. Com vocação multidisciplinar, a Série aponta, no entanto, para a construção de uma Teoria do Jornalismo de direito próprio, que responda às questões suscitadas de dentro desta importante prática cultural. Procura assim ajudar na superação do complexo de inferioridade de uma área que se deixou colonizar intelectualmente. Não deixa, com isso, de agregar as contribuições das áreas vizinhas, mas, como propunha Otto Groth, as situa sempre como “ciências auxiliares” da nova disciplina. Busca também enfrentar os muitos preconceitos contra o Jornalismo, gerados em setores acadêmicos e campos sociais outros, e tantas vezes internalizados de forma acrítica pelas escolas de comunicação.
Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *