A inspiração para organizar este livro veio de quase 10 anos de atividades do projeto Quartas-Dramáticas (QD), que teve início em 2010 e, neste segundo semestre de 2019, soma 18 (dezoito) edições de programações que são destinadas ao público acadêmico e à comunidade. A história do Quartas, nestes 9 anos de existência, se construiu, inicialmente, a partir da ideia de divulgar a dramaturgia brasileira tão pouco estudada no curso de Letras da Universidade de Brasília. No início, leituras dramáticas ou cênicas eram apresentadas, mas exigiam todo um processo que provocou e tem provocado reflexões em torno da leitura e como executá-la cenicamente. Assim, começamos a desenvolver uma práxis cênico-pedagógica, investigando como a leitura poderia ser realizada, alcançando o que atualmente conceituamos de “encenação da leitura”. A presente publicação, portanto, retrata os resultados obtidos ao longo dos 09 (nove) anos do Quartas Dramáticas e reúne contribuições de professores/pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, que relatam e analisam procedimentos diversos de leituras cênicas e/ou encenações de leitura.